
O governo do Estado de MS deu início à construção do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), com a participação de mais de 1.100 profissionais do setor público ligados à educação e à cultura. O MS em Letras – Encontro Regional do Livro e Leitura foi aberto em Bonito, com a missão de fazer avançar essas discussões. Com a presença do presidente da Abril Educação, parceira do governo na realização do evento, e de representantes nacionais do plano do livro, o governador André Puccinelli assinou o decreto que institui o PELL de Mato Grosso do Sul. Com a iniciativa, o Estado é pioneiro na instituição e no início de trabalho para formatar o PELL.
Dirigentes escolares e coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede estadual de ensino foram mobilizados para participar do I Encontro Estadual do Livro e Leitura, que foi realizado entre dias sete de abril a nove de abril, em Bonito.
Também participaram do evento coordenadores dos Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE’s), técnicos da Secretaria de Estado de Educação, representantes das secretarias municipais de educação, bibliotecários, técnicos da Fundação de Cultura de MS, universidades, fundações e associações voltadas para atividades educacionais e bibliotecárias.
O evento fez parte das ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Governo, em âmbito federal, estadual e municipal e da sociedade.
O Ministério da Cultura, o Ministério da Educação e o Plano Nacional do Livro e Leitura, em parceria com o Instituto Pró-Livro, lançaram o programa “O livro e a leitura nos estados e municípios”, a fim de mobilizar, capacitar e assessorar Prefeituras e Secretarias de Educação e de Cultura para o desenvolvimento e implantação de planos.
Em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado trabalha para criar, no primeiro semestre de 2010, o Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL) e, ao mesmo tempo, fomentar a criação de Planos Municipais do Livro e Leitura (PMLLs).
O encontro teve dois grandes eixos temáticos. No Eixo 1, Galeno Amorin, consultor de políticas públicas do livro e leitura da Organização dos Estados Ibero-Amaricanos (OEI), subsidiará secretários de Educação e de Cultura – estaduais e municipais – com foco no diagnóstico, discussão e elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Livro e Leitura.
No Eixo 2, Marisa Lajolo, doutora pela Brown University, USA, atuante nas áreas da leitura, literatura infantil e juvenil, subsidiará diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais com foco na capacitação a respeito de projetos de incentivo à leitura.
A programação e organização do evento foi muito bem planejada contemplando os participantes com: Palestras, Debates, Fóruns e com a exibição do Filme "AS MELHORES COISAS DO MUNDO" - Filme inspirado na série de livros "cidadão Aprendiz",rebatizado de "Mano", escrito por Gilberto Dimenstein e Heloisa Prieto. A Abril a todos os organizadores desse evento estão de PARABÉNS.O local foi muito bem escolhido, o atendimento aos participantes execelente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário