terça-feira, 14 de julho de 2009

FESTA JUNINA

Festa Junina é comemorada em junho seus principais símbolos são: A Fogueira - acredita-se purificar o local e também representa a proteção contra os maus espíritos. Os fogos de artifícios - é o responsável em levar para longe os maus espíritos. Quadrilha - o significado é de agradecimento aos santos juninos: Santo Antonio, São João, São Pedro.Cada região possui seu próprio tipo de quadrilha, mas a forma mais praticada no Brasil é a quadrilha caipira, surgida no interior de São Paulo, na qual os participantes se caracterizam como caipiras, com movimentos marcados por um mestre-de-cerimônias e que termina a com uma cerimônia de casamento muito engraçada, com direito a noivos, padres e convidados. É uma dança típica francesa.
Alunos do 1º Ano na sala de artes junto com: professora Maria Bonifácia
de casaco colorido e professora de artes Doreni.
O Casamento - diz que é uma homenagem a uma jovem francesa, que engravidou e foi forçada a se casar. Mastro - era o local onde se relaciona os cultos agrários, onde se agradecia a fecundação das sementes. Bandeirinhas - no inicio das comemorações da festa Junina era o
onde se colocava os santos ou frases religiosas, hoje são apenas cores. Simpatias - nesta época do ano muitas pessoas acreditam que elas possam trazer sorte no amor. Brincadeiras - também são características desta época: A Pescaria; Tiro ao Alvo; Boca do Palhaço; Valeta; Argola; Correio Elegante; Cadeia.
Alunos do Período Noturno na cozinha da escola fazendo Pé- de- Moleque junto com a professora de Artes
As barraquinhas – local onde se servem ou se vendem comidas típicas como: Bolo de Milho, Pé-de-Moleque; canjica, curau, pipoca, pamonha, milho cozido,quentão, vinho quente. O vestuário - Entre as roupas mais usadas para comemorar a Festa Junina e dançar quadrilhas estão as roupas remendadas, saias rodadas, camisas xadrez e chapéus de palha. Músicas para Festa Junina - as músicas mais utilizadas para dançar em festas juninas são o forró, assim como o xote, o baião, o reisado e as cantigas. Entre as cantigas mais conhecidas estão: Balãozinho;Cai, Cai, Balão;Capelinha de Melão - de João de Barros e Adalberto Ribeiro;Pedro, Antonio e João - de Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago; Pula Fogueira de João; Sonho de Papel - de Carlos Braga e Alberto Ribeiro. Estas informações foram passadas aos alunos pelos professores aconteceu de forma interdisciplinar. Na sala de artes realizaram cartazes com a interpretação dos alunos sobre o assunto, assistiram vídeo sobre a festa nas diversas regiões do Brasil, fizeram painel caracterizando a vestimenta feminina e masculina, fizeram pé-de-moleque para interpretação da receita através do desenho, confeccionaram convites. Conheceram Alfredo Volpi, um pouco de sua trajetória, as obras onde as Banderolas estão presentes. Realizaram leitura e releitura das imagens apresentadas. Finalizaram com a festa interna para os alunos e os profissionais interagirem e mostrarem o que se aprendeu. Foi uma atividade prazerosa cuja a produtiva foi muito boa.

2 comentários:

Doreni disse...

A fotos com as crianças estavamos colocando as toucas e avental nelas.

norton disse...

Parabéns, interessante.