domingo, 5 de julho de 2009





Olá estou de volta, após um período sem mostrar atividades em sala de aula. Bom gostaria de sempre postar algo sobre as atividades dos educandos, porém nem sempre é possível. Várias atividades foram executadas pelos alunos. No carnaval fizeram os 100 anos de Carmem Miranda , onde conhecer o trabalho, a Arte desta artista fantástica, proporcionou um aprendizado importante. Fizeram caricaturas, desenhos,finalizando com "Escola de Samba 100 de Carmem Miranda", desfilaram com as baiana a frente e no final a "bateria". Detalhe, nossa escola possui poucos alunos, trata-se de uma escola especial para surdos e pode ter no máximo oito alunos por sala. Foi muito interessante este contado com Carmem Miranda.
Também este semestre trabalhamos, linhas, formas e cores, onde os artistas Miró, Kandisky, Van Gogh e Picasso. Estudar estes artistas observando suas características, a expressividades das cores utilizadas por eles,as formas presentes em suas obras. Enfim fazer a leitura de imagem e releitura de obras estudas para melhor assimilar estas características. Montar quebra cabeças de obras de Van Gogh e Picasso foi importante para trabalhar atenção, concentração e coordenação motora e contribuindo para melhor compreensão e leitura da obra destes artistas.
Realizar o projeto “Ambiente em Cena... encena cenas de Mato Grosso do Sul”,para a III Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS, foi um trabalho muito bom, pois relizaram um trabalho individual e em grupo e o resultado foi fantástico. Realizar esta atividade em grupo para despertar entre os alunos a troca, a cooperação, o respeito ao espaço do colega, a solidariedade, enfim o trabalho em grupo, além de contribuir positivamente para a formação de um cidadão melhor, provoca um aproximação entre os educandos. Isto me fez lembrar a frase de Guimarães Rosa:"O sapo não pula por sua boniteza, mais por precisão", esta frase definiu bem o trabalho em grupo, e nos faz lembrar, aprender a respeitar as diferenças, as dificuldades , provocar um olhar mais observador para as necessidades de cada um e do grupo.
O planejamento interdisciplinar cujo o tema foi a festa junina, onde trabalharam vestuários típicos, comidas típicas e interpretaram através do desenho as receitas. Confeccionaram cartazes ilustrando características da festa junina. Assistiram vídeo sobre o tem nas regiões do Brasil, oportunizando conhecerem danças diferentes, comemorações ricas em informações. Enfim foi um semestre produtivo, com realizações criativas.

Nenhum comentário: