.jpg)
Na fotografia o educando timido não acreditava no que via. Era a sua pintura exposta ali, os colegas as mães ali presentes admiravam. Ele continuava incrédulo,mais sabia que isso era o reconhecimento de sua criatividade, de seu Potencial.
Pompilio, tipo da 14 de Julho, imortalizado pelo escritor de Mato Grosso do Sul, Paulo Coelho Machado. A curiosidade e interesse em conhecer esse tipo ia além de sua biografia. Logo, foram sinalizadas perguntas e expectativas surgiram. Comparar apreensões e situações de seus cotidianos, e diferenças existentes, surgiu deixando-os confusos a princípio. Entender, que junto com o desenvolvimento da cidade é natural, que ocorrera mudanças, porém é importante valorizar a solidariedade como princípio ético para o fortalecimento mútuo. Para melhor entendimento dos educandos dramatizaram a história de Pompilio. O paralelo entre as situações apresentada foi importante permitiu que meditassem sobre seu papel de cidadão. Enfim, conhecer sua história, sua existência, fez despertar neles educandos, reflexões e posicionamentos positivos. Onde, a solidariedade, o olhar critico, o respeito ao próximo sinalizavam dias melhores. Essas colocações forneceram situações para confeccionar uma HQ (História em Quadrinhos). Circunstância essas, que evidenciou a criatividade, a compreensão, o olhar crítico, possibilitando um bom aproveitamento da atividade. Também, desenvolver a potencialidade, percepção, observação, imaginação e sensibilidade, que alicerçaram a consciência de seu lugar no mundo. Esse aprendizado permitiu reconhecer a diversidade em seu cotidiano e a solidariedade presente na história de Pompilio. Valorizando características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, das desigualdades socioeconômicas e a critica as relações sociais discriminatórias e excludentes que acompanha nossa sociedade. Assim finalizamos com a composição, onde reuniram a Arte Naif apresentada pelo arte-educador e o personagem Pompilio. A composição do aluno Welton permeou a imaginação no ânimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário