
Está sendo fascinante a descoberta dos alunos através das várias possibilidades que temos construir o conhecimento. Sem dúvida a tecnologia tem provocado nos alunos várias mudanças, que influenciam em seu comportamento e provoca sua busca pelo conhecimento.
Ao passar DVD do filme “Os Mistérios de Picasso”, vocês não imaginam a transformação que aconteceu na sala com as turmas de 5º Ano. Primeiro expliquei, que artista que conheciam, mostrei algumas imagens de obras de Picasso e eles colocaram algumas características e conhecimento que ficaram em suas memórias. Após conhecimento prévio, sinalizei que o DVD se tratava de um documentário onde Pablo Picasso, o mais influente artista do século XX, está fazendo arte. Destaquei que o DVD foi uma forma que o Henry-Georges Clouzot, o famoso cineasta francês encontrou para fazer um documentário de arte, onde ele registrou Picasso no momento da sua misteriosa criatividade. Convenceu Picasso a fazer o filme, o mestre criou 20 telas. Usando uma tinta e papel especial, Picasso criou rapidamente fantásticos desenhos onde Clouzot foi filmando no lado inverso da tela, capturando sua criação em tempo real. Quando o artista decidiu pintar em óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion[1]. Pelo contrato, todas as telas pintadas foram destruídas quando o filme foi finalizado. O governo francês declarou em 1984, este documentário um tesouro nacional.
Coloquei o DVD, a cada imagem que aparecia os educando ficavam mais encantados com as soluções e a facilidade que o artista lhes passava com linhas, formas e pontos e utilizava as cores preta, branca e depois foi colorindo utilizando cores primárias que se misturavam e se transformavam com seus desenhos. Fizeram vários comentários, mais o que mais me chamou atenção foi à vontade que estavam em iniciarem a atividade. Ao perceberem que Picasso utilizara somente linhas e como mágica se transformavam em formas, o pintor construía e reconstruía sua obra. Acreditavam que ele tinha finalizado a obra e para surpresa ele apagava como um aluno comentou: por que ele está apagando e o colega respondeu: não ele não gostou vai fazer algo diferente. De repente surgiam imagens diferentes e não acreditavam naquilo que viam. Pediram para desenhar quando o DVD acabou então pedi que ele escolhessem uma das telas que o artista fizera. Coloquei o DVD no ponto do desenho que eles escolheram para visualizarem. Depois eles realizaram o desenho de memória. O interessante que alguns educandos conseguiram guardar detalhes e realizar o desenho com rapidez como se estivem ali junto com artista. Foi muito importante para eles perceberem que podemos criar e aprender quando se está aberto para as informações quando observamos com olhar atento e critico. Tudo se transforma quando se tem um olhar que investiga o que vê. Como uma aluna disse: nossa nem usei a borracha e a outra comentou: quando penso que está errado ele faz alguma coisa que modifica essa forma sem que tenha que apagar.
Pode se atribuir aos trabalhos anteriores utilizando a internet como forma de pesquisa de imagens dos artistas estudados e a leituras dessas imagens muito contribuíram para as mudanças que ocorreram. O documentário provocou modificações e possibilitou um novo olhar, mais questionador, investigador, curioso. O artista, Picasso estava ali pintando como se estive pintando para eles. Também se impressionaram com a vitalidade que ele transmitia. Perceberam como a obra não está pronta nem acabada para o artista, mas em constante transformação e partindo da idéia que tudo se transforma basta querer.
Realmente o resultado desse projeto está trazendo contribuições positivas, provocando nos alunos um olhar mais critico, motivando-os tornando a atividade mais prazerosa.
[1] É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando.
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