domingo, 16 de março de 2008

Arte Contemporânea -5º Ano B Matutino

Após contextualização da atividade individual. Iniciaram atividade em grupo. Finalizado o trabalho em grupo, novamente o contexto. Explicar a importância da atividade com o grupo,falar sobre a atividade, as lembranças que remete, as formas geométricas conhecidas que visualizam, e as cores apresentada na composição.

Evellyn: O que mais gostei nessa atividade foi formar um grupo com os colegas. trabalhar em grupo foi melhor, pois cada aluno tem uma idéia. O aluno que tem preguiça acaba com vontade de participar.Assim todos juntos fizemos um pouco.
Quando olho a composição me lembro da cidade, vejo prédio,
casa, fios de eletricidade, poste de luz, ruas, transito, brinquedos.tem um local com areia fofa e também tem muita sujeira no chão e flores misturadas.
Formas: Circulo (base tabular de fita crepe, tampa de refrigerante, circulo feito com barbante),retân
gulo (caixa de lápis de cor),triângulo (dobradura), quadrado (caixa de papelão), recorte circulo de papel. Quanto as cores vejo muitas:marrom,rosa, amarela, branca,verde,laranja, azul, vermelha, preta.

Déborah: O que mais gostei nessa atividade foi realizar juntos com meus colegas. Foi legal o grupo junto,pois organizamos e tivemos idéias,colamos. Também foi bom para os alunos da 5ª ano entender que atividade em grupo não é para bagunçar, mais para ajudar. Enquanto um tinha uma idéia o outro dava opinião para ficar melhor. A professora explicou antes de iniciarmos o trabalho depois ficou observando sem interferir. Quando surgiam dificuldades como por exemplo para colar certo objeto ela explicava a melhor maneira para colar certo.
Quando olho para composição lembro de cidade com prédios
, casas, árvores, cinema, lixão, muita sujeira pelas ruas.
Quanto as formas e cores,
circulo marrom(base tabular de fita durex),circulo azul (tampa de refrigerante), retângulo verde(tubo de cola), tampa da cola amarela forma de cone, de lápis de cor),triângulo na cor amarela (dobradura), serragem na cor marrom e preta, rosa menina recorte de papel,caixa de lápis de cor forma retangular cores amarela, marrom, preta, acabou.
Cláudio: Foi importante o trabalho em grupo, pois aprendi mais e colaborar sem provocar os colegas. A professora observou,cuidou para todos os alunos participassem, foi legal.
Quando olho para composição vejo muitas casas, antena de TV, terminal rodoviário,árvores, ruas, barcos com casa partindo do rio, tem muita sujeira ,policia cuidando,casa com telescópio.
Matheus Assis: Importante o 5ª Ano trabalhar junto. Organizamos juntos apesar de alguns alunos bagunçarem. A professora teve que chamar a atenção com brincadeiras fora de hora, lembrando que estamos no 5ª Ano e os meus colegas estavam parecendo os alunos do 1º Ano. É preciso ter educação e colaborar uns com outros assim deve ser o trabalho em grupo.
Me lembra muitas coisas como: ruas, verde, casas, terminal rodoviário, brinquedos,carros, fazenda, rio, prédio, fio para energia elétrica, areia em local sujo, muitas casas iguais azuis, lugar de tratamento de água, flores, pessoas passeando, luzes acessas.
Observo circulo, retângulo, linha, ponto, cilindro,triângulo.
Quanto as cores tem azul, marrom,amarela, branca, vermelha e acabou.
Mateus Duidar: a principio estava levando tudo na brincadeira, empurrava a mesa, brincava com a cola. Então que os próprios colegas chamaram sua atenção e professora questionou se essa era atitude da5ª Ano ou da 1ºAno?Dai percebendo sua atitude errada ficou envergonhado e mudou seu comportamento até o final do trabalho demonstrando amadurecimento.
Falou que foi muito bom os alunos juntos escolherem e organizarem o trabalho. Lembrou de casas, carros, piscina, árvores, terminal rodoviário, ruas, luzes, campo de futebol, muito verde. As formas tem circulo (durex), linha ( barbante), retângulo (caixa de lápis de cor), circulo(tampa de refrigerante, bolinhas de gude), quadrado(caixa de papelão), triângulo (papel amassado) , cone(copo), circulo de papel recortado e acabou. Ah! tem muitas cores. Tem branca, rosa, amarelo, preta, vermelha, azul, marrom, violeta, verde e só.
Doreni:É muito bom quando se percebe a compreensão e o prazer na realização da atividade. Senti que essa turma conseguiu um resultado muito bom e demonstrou amadurecimento. Confesso que no inicio vi dificuldades para atingir os objetivos propostos. Fiquei muito surpresa quando o aluno Mateus Duidar percebeu que estava perdendo com brincadeira e seus amigos participavam na confecção da composição e começou a interferir positivamente. Na contextualização quando seus colegas chamaram sua atenção ficou envergonhado e viu que trabalhar em grupo não é para bater papo ou deixar somente o trabalho só para os amigos resolverem. Daí viu que estava agindo errado e participou mais.

Queria que eles percebessem que arte pode tudo e não existe definição única ou conceitos de arte que possam dizer “arte é isso”, ou “objeto de arte é aquilo”.

O ser humano é um ser de conhecimento e, para satisfazer essa necessidade, ele cria linguagens com o objetivo de compreender, comunicar e expressar seus pensamentos e idéias. A produção artística do ser humano é linguagem que vai se construindo sempre e se transformando, para dar conta das necessidades desse ser humano.

É preciso entender que as artes visuais são linguagens que revelam certas maneiras de compreender o mundo e o ser humano facilita o entendimento dessas transformações da produção artística, construídas na linha do tempo.

Como diz Nelson Leirner “objeto quase pronto” quando nos utilizamos um objeto, então pode se entender que, mesmo o objeto recolhido praticamente pronto, precisa ser apropriado pelo artista, para ganhar novos significados e tornar-se objeto de arte. É foi justamente o que fizeram se apropriaram de objetos e quando falam da composição se percebe o significado que cada um deu. Entender que eles (aluno) criam, quando reutilizam objetos prontos do cotidiano, que passa a ter interesses específicos por esses objetos prontos e que não são todos os objetos prontos que interessam a todos. Quando contextualizaram visualizei cotidiano deles. Vários foram os pontos positivos nessa atividade, principalmente por ser uma turma com boa comunicação e muita criatividade. Sem duvida entender que trabalhar em grupo necessita de trocas, respeito e harmonia evidenciaram um crescimento.

Logo, Como disse Picasso: “Todos sabemos que arte não é verdade. A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade, pelo menos a verdade que poderemos compreender”.








Nenhum comentário: