Partindo da idéia de que o ser humano capaz de criar linguagens com objetivo de compreender, comunicar e expressar seus pensamentos e idéias. Sabendo da importância do arte-educador, para que o educando consiga compreender e perceber que não existe uma única definição para Arte e que “arte é isso” ou “objeto de arte é aquilo”.
A produção artística é linguagem que vai se construindo sempre e se transformando, para dar conta das necessidades desse ser humano.
Após, explicações e busca em site de artistas contemporâneos para o melhor entendimento dos alunos ficou visível a surpresa dos educando diante de obras de Carlos Breseghello e de Piero Manzoni e outros. Perceberam que os objetos do cotidiano eram representados como elemento criativo. Peguei um sapato de umas das alunas coloquei em cima d uma carteira e perguntei: Isso é arte? Pensaram depois veio à resposta sim professora não sei explicar. Se o artista que vimos utilizou algodão colocou um monte coisa o sapato também pode ser arte. Percebi que ela havia entendido então expliquei: podemos então entender que, mesmo o objeto recolhido praticamente pronto, precisa ser apropriado pelo artista, para ganhar novos significados e tornar-se objeto de arte. Pedi para aos educandos refletir sobre esses novos significados que o artista cria, quando reutiliza objetos prontos do cotidiano. Também, perceber os interesses específicos de cada artista por objetos prontos e se são todos os objetos prontos que interessam aos artistas. Então pedi para pesquisarem a obra de Nelson Leirner, para que descubram quais são os objetos de arte produzidos pelo artista. Daí foi muito bom, pois se identificaram com várias obras do artista. Helena sinalizou: gostei das cores, e bem legal parece coisa de criança. Foi interessante a colocação dela, aproveitei sua observação para refletir juntos com educandos esse artista curioso, que já havia dito que ele é um artista que não gosta de pintar, que tem interesse por trabalhar novas significações para objetos já existentes. É isso que ele faz quando diz: “O objeto estava praticamente pronto, não precisava fazer mais nada, era só pegar e me apropriar”..
Portanto, como a frase retirada do livro de Frederico Morais - 801 definições sobre arte e o sistema da arte, diz: “Arte é o que eu e você chamamos arte”.
Logo, eu me aproprio daquilo que me interessa, como diz: Ernst Fischer “A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente”. Já dizia Pablo Picasso: “Todos sabemos que arte não é verdade. A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade, pelo menos a verdade que poderemos compreender”.
Enfim e outras tantas frases que nos faz refletir e entender melhor como essa de Ernest Fischer “A função da arte não é a de pensar por portas abertas, mas a de abrir portas fechadas.” e essa de Paul Klee, “A arte não reproduz o visível, torna visível.”.
Logo, finalizo com Frederico Morais “A arte é individual como criação e plural como significado”.
Olha que maravilha a arte dos alunos. Logo eles farão a postagem da contextualização da atividade realizada, após finalizar atividade.
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